Texto, discurso e gêneros do discurso


                 Pensemos numa só palavra, usada em diferentes gêneros do discurso com sentidos diferentes, para exemplificar. Vou usar a palavra peça. Se eu convido alguém para ir ao teatro, digo “Fulano, vamos ver a peça do Paulo Autran?” Se estou no açougue, digo “Seu João, quero uma peça de alcatra”. Se converso com o mecânico digo “Essa peça é muito cara.”. Numa aula de anatomia o professor pergunta ao aluno “Como é o nome dessa peça?”, referindo-se a uma parte do corpo humano exposta numa bancada de laboratório.

         Como você pode deduzir, a pergunta “Como é o nome dessa peça?” - pode ser aplicada a qualquer uma das outras situações-exemplo, mas a resposta dada será diferente, porque o interlocutor sabe o gênero de discurso que está usando e como deve responder. O gênero é “dado” aos interlocutores pela situação de comunicação em que se encontram. Ninguém vai dizer ao professor de anatomia, por exemplo, que a peça que está sobre a mesa chama-se alcatra, ou “Sonhos de uma noite de verão”, ou barra de direção. Nenhuma dessas respostas combina com a situação de comunicação aula de anatomia. Em contrapartida, ninguém vai dizer ao mecânico que deseja uma peça de alcatra ou um “Sonho de uma noite de verão”. Em resumo, a palavra peça muda de sentido conforme a situação de comunicação em que é usada. Cada situação de comunicação corresponde a um gênero do discurso. “Conversa com mecânico” é um gênero totalmente diferente de “Convite para ir ao teatro”, porque os sentidos dessas conversas são totalmente diferentes.
          Como você pode ver pelos exemplos, a língua como discurso, como diálogo infinito, acontece por meio dos gêneros de discurso usados nas situações em que nos comunicamos com outras pessoas, seja oralmente, seja por escrito. As situações em que nos comunicamos determinam os gêneros que usamos nelas.

Pensando nisso responda a enquete da semana:
As situações narradas acima foram usados textos?
(   ) Sim, pois texto é todo enunciado com sentido, seja oral ou escrito.
(   ) Sim, desde que estivesse escrito se for oral não é texto, é diálogo.
(   ) Sim, só pelo fato de ser escrito é texto.
(   ) Sim, todo texto é oral, como as conversas propostas acima.

Espero a resposta amanhã na primeira aula! 
Bjs!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário